Para que fazer uma pesquisa?

Destinam-se a resolver as seguintes situações:
  • Expandir a área geográfica de atuação;
  • Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição;
  • Dimensionar a equipe de vendas;
  • Credenciar revendedores ou distribuidores;
  • Iniciar um novo negócio;
  • Definir qualidade e variedade dos produtos e serviços a ser comercializados;
  • Identificar e dimensionar problemas ou necessidades;
  • Observar tendências;
  • Testar produtos e estratégias antes do seu lançamento;
  • Analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade);
  • Monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.
  • Ajustar preços;
  • Posicionar produtos e marcas;
  • Conhecer e monitorar o mercado, consumidor e concorrente;
  • Dimensionar a demanda;
  • Verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects);
  • Avaliar resultados de ações de marketing;

 Pesquisas mais Utilizadas – Principais Aplicações

Pesquisas mais Utilizadas – Principais Aplicações

Potencial de consumo

  • Avaliar a demanda de produtos e serviços e embasar decisões de entrada em mercados desconhecidos;

Avaliação da satisfação do cliente interno - externo

  • Identificar oportunidades de melhoria nos produtos, serviços ou empresas;
  • Pode ser realizada de forma contínua ou esporádica;

Participação de mercado - Market Share

  • Mede a força da empresa e de seus concorrentes no mercado;
  • Direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda;

Preferência - Share-of-mind

  • Utilizada em conjunto com a de participação de mercado;
  • Permite observar a elasticidade do mercado com relação a produtos e marcas;
  • Ajuda a dimensionar os investimentos em comunicação;

Comportamento do consumidor

  • Desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias;

Satisfação – Método NPS – Net Promoter Score

  • De forma rápida e simples identifica o nível de satisfação dos clientes da empresa.
  • Auxilia a gestão da qualidade na identificação dos problemas e benefícios e assim encontrar maneiras precisas de obter melhorias.

Definir os meios de divulgação mais adequados - Mídia

  • Empregada para medir a participação e o perfil do público-alvo de um veículo de comunicação;
  • Serve para escolher onde e quando anunciar;

Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços - Teste de novos produtos e serviços

  • Avaliar e ajustar produtos, reduzindo os riscos dos lançamentos;

Escolher um ponto comercial - ponto-de-venda

  • Avaliar a melhor alternativa de local para a instalação de determinado negócio;

Preço – de venda ou de compra

  • Ajustar preços e o posicionamento de mercado;
  • Avalia a viabilidade da entrada em novos mercados;

Imagem

  • Avaliar a imagem junto aos clientes e potenciais clientes;
  • Comparar a imagem percebida com a desejada;